Ao mobilizar estudantes, profissionais, professores e pesquisadores do campo da Comunicação e áreas conexas, teóricos e formadores de opinião, o Intercom Sudeste funciona como um mapeamento a quente de temas, questões e impasses do campo atual da Comunicação num momento em que a própria economia global tem como base a Comunicação e a Cultura.
Que “revoluções” e rupturas nos atravessam? O midialivrismo, o “copyleft”, as redes de colaboração, o jornalismo-cidadão, a “wiki-university”, a comunicação tornado um campo de “não-especialistas” e de novas disputas, tornada a base de universalização de uma nova cultura audiovisual e hiper-midiática.
São muitas as questões que nos inquietam renovando o estado atual das pesquisas e das práticas comunicacionais. No ano em que pela primeira vez o Brasil fará uma Conferência Nacional de Comunicação, mobilizando a sociedade, e diferentes poderes , potências e contra-poderes, o Intercom Sudeste 2009 chama atenção para as novas políticas de Comunicação, que têm como base a “inteligência coletiva” e a intelectualidade de massa, em que a sociedade aumenta sua potência ao apropriar-se dos meios e linguagens antes restritos.
A Escola de Comunicação da UFRJ, instituição anfitriã do INTERCOM
SUDESTE 2009, recebe a todos com grande entusiasmo para compartilhar esse ambiente cognitivo singular, de experiências, conhecimentos e práticas inovadoras e colaborativas entre pares.
Ivana Bentes
Coordenadora Local
Coordenadora Local