(64 trabalhos)
SESSÃO 1 - IJ
Jornalismo (Intercom Júnior)
Dia 7-Maio || 14 às 17 h
Local: Auditório do 2º andar do CFCH
(Coordenação: Paulo César Castro)
1. Software livre: o posicionamento dos veículos de divulgação tecnológica
Jefferson Sérgio Paradello (Centro Universitário Adventista de São Paulo)
2. O cidadão-repórter e o papel do jornalista profissional através do jornalismo participativo
Guilherme Pinheiro (Universidade Estácio de Sá)
3. O jornalismo colaborativo na Região Metropolitana de Campinas: observações preliminares
Sarah Costa Schmidt (PUC-Campinas)
4. Jornalismo cidadão: estratégias discursivas para criação de um espaço democrático simbólico
Isabela Duarte Pimentel (Escola de Comunicação - UFRJ)
5. “Diálogos possíveis com Clarice Lispector”: um estudo do gênero entrevista na revista Manchete
Michelle Moreira Braz dos Santos (Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquita Filho” – UNESP - Bauru)
6. O Correio da Manhã no processo de modernização e concentração da imprensa carioca nos anos 1960-70
Carolina Silva de Assis (Escola de Comunicação - UFRJ)
7. A intermediação entre a Santa Casa de Votuporanga e a mídia regional
Leonardo Waideman Liébana e Renato Pereira Silva (Centro Universitário de Votuporanga - UNIFEV)
SESSÃO 2 - IJ
Jornalismo (Intercom Júnior)
Dia 8 de Maio || 14 às 17 h
Local: Auditório do 2º andar do CFCH
(Coordenação: Paulo César Castro)
1. Invisíveis diante dos olhos urbanos
Murilo Roberto Carvalho de Rezende (Universidade Presbiteriana Mackenzie - SP)
2. O problema da liberdade de expressão: análise de casos concretos no mundo contemporâneo
Igor Thiago Batista Cupertino (Universidade Federal de Juiz de Fora - MG)
3. Questões de gênero: memória e narrativas de mulheres jornalistas em Belo Horizonte
André Luiz Silva (Centro Universitário Newton Paiva – Belo Horizonte, MG)
4. O Globo: agendamento e esfera pública no segundo das eleições em 2008
Marco Túlio de Sousa (Universidade Federal de Juiz de Fora - MG)
5. O etnocentrismo ocidental refletido nos meios: o oriente médio e a cultura islâmica inferiorizada e ameaçadora na esfera mundial
Aline Lilian dos Santos (Universidade Presbiteriana Mackenzie - SP)
6. As reportagens investigativas do jornal O Globo: uma experiência etnográfica
Marcelo Alves (PUC-Rio)
7. Cartas no Globo Rural: do tratamento televisivo às respostas científicas especializadas ao público rural
Júlia Silva Fernandes (Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora - MG)
8. O diálogo da tríade entre tablóides: análise comparativa das capas dos jornais “Meia Hora de Notícias” e “Super Notícia” na perspectiva das matrizes culturais
Camila Caetano e Murilo Alves (Universidade Federal de Viçosa – MG)
SESSÃO 3 - IJ
Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom Júnior)
Dia 7-Maio || 14 às 17 h
Local: Laboratório de TV e Vídeo da CPM
(Coordenação: Michelle Sales)
1. Inter-relações e possibilidades de trabalho em história oral e vídeo-documentário: as construções narrativas de Dona Eliuza Mara de Carvalho
Andréa Nunes Gaspar, Débora da Silva Lucas, Gabriela Giorgini, Juniele Rabêlo de Almeida e Juliana Duran Lima (Centro Universitário Newton Paiva - Belo Horizonte, MG / Fundação Nacional de Desenvolvimento do Ensino Superior – FUNADESP)
2. Faladores – a oralidade através dos tempos
Fernanda Torquato Braga Silva (Universidade Federal de Viçosa – MG)
3. Comunicação, escrita e cultura: a perspectiva de Eric Havelock
Tainá Amorim e Silva (Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ)
4. Comunicação e política: as influências e implicações de uma relação saudável e perigosa
Ricardo Cabral (Escola de Comunicação – UFRJ)
5. Teorias culturais despolitizadas - o enfraquecimento do político nos estudos culturais
João Montenegro S. P. Reis (Escola de Comunicação – UFRJ)
6. Os estudos de recepção nos últimos trinta anos: revisão e perspectivas
Rafael do Nascimento Grohmann (Universidade Federal de Juiz de Fora – MG)
7. O corpo como mídia: Investigações acerca da performance na sociedade da visibilidade. Primeiro passo: um salto para fora do espetáculo
Dally Velloso Lemos Schwarz (Universidade Federal Fluminense)
8. Unbreakable: a performance e a produtividade dos fãs do grupo Backstreet Boys
Patrícia Matos dos Santos (Escola de Comunicação – UFRJ)
9. Análise das ações de responsabilidade social das grandes empresas na identidade capixaba
Giordany Bossato Soave (Centro Universitário Vila Velha – ES)
SESSÃO 4 - IJ
Interfaces Comunicacionais (Intercom Júnior)
Dia 8 de Maio || 14 às 17 h
Local: Sala 113 (ECO)
(Coordenação: Augusto Gazir)
1. Princípios educomunicativos: uma análise sobre a série infantil Cocoricó da TV Cultura de São Paulo
Flávia Prado Domingos da Silva (Universidade Presbiteriana Mackenzie - SP)
2. Do popular ao massivo: reflexões teóricas preliminares para construção de um modelo de interpretação da microssérie Hoje é dia de Maria
Fernanda Coutinho Sabino (Universidade Federal de Juiz de Fora - MG)
3. Letramento digital em foco: design de interação na construção de um web-documentário
Ravena Sena Maia (Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP)
4. A reengenharia de áudios: uma ferramenta de apoio à educação em saúde
Vanessa Portes dos Santos (USP)
5. A comunicação do varejo através da experiência holística: o marketing olfativo como possibilidade de diferenciação
Priscilla Paoli Flôr (Escola Superior de Propaganda e Marketing - São Paulo)
6. Revistas científicas e ciências da vida: longevidade, medicalização e alimentação no contexto do biopoder
Diogo Pereira da Silva e Luiza Trindade Oiticica (Escola de Comunicação Social – UFRJ)
7. Comunicação e contracultura religiosa: o crescimento da Igreja Batista no Brasil
Júlia Silveira Araújo (Escola de Comunicação – UFRJ)
8. Guardiões da memória: possibilidades e experiências do projeto extensionista realizado pelo Programa Gengibre (UFV)
Felipe Luchete de Oliveira (Universidade Federal de Viçosa - MG)
SESSÃO 5 - IJ
Publicidade e Propaganda (Intercom Júnior)
Dia 8 de Maio || 14 às 17 h
Local: Sala 113 (ECO)
(Coordenação: Frederico Augusto Tavares Junior)
1. Propaganda x Web 2.0
Dayane Pereira Martins (Centro Universitário Augusto Motta, RJ)
2. Teorias da comunicação aplicadas na estratégia de publicidade das empresas Avon e Natura
Juliana Silva Fontoura (Escola de Comunicação – UFRJ)
3. As representações do negro na publicidade contemporânea: a campanha de Veja
Carolina Prestes Yirula (Escola Superior de Propaganda e Marketing, SP)
4. Projeto de Comunicação Integrada para SMTUR
Ingrid Kecorius dos Santos Escobar (Faculdades Integradas Metropolitanas de Campinas, SP)
5. Ética: uma reflexão nas agências de propaganda mineira
Andréa Lopes de Freitas, Arlete Ribeiro Menezes e Fernanda Mara Cursino (Centro Universitário Newton Paiva, Belo Horizonte, MG)
SESSÃO 6 - IJ
Comunicação Audiovisual (Intercom Júnior)
Dia 8 de Maio || 14 às 17 h
Local: Laboratório de TV e Vídeo da CPM
(Coordenação: Beatriz Becker)
1. Adaptação de obras literárias para a televisão – a criação do segundo original de Os Maias e A Pedra do Reino
Guilherme William Udo Santos (Centro Universitário Belas Artes de São Paulo)
2. Elementos qualitativos na televisão: análise do programa infantil “Um Menino Muito Maluquinho”
Mônica A. Soares Bento e Mariana Andrade Azevedo (Universidade Federal de Viçosa - MG)
3. Narrativa de um programa popular na TV - um novo modo de se fazer jornalismo?: estudo de caso do programa "Balanço Geral"
Murilo Alves, Camila Caetano e Ricardo Duarte (Universidade Federal de Viçosa - MG)
4. Espectatorialidade cinematográfica e a experiência ficcional nos filmes baseados em fatos reais
Ana Camila Esteves (Universidade Federal da Bahia)
5. Sujeito-da-câmera x narrador onisciente: análise da narrativa no filme Caché
Marília Xavier de Lima (Universidade Federal de Juiz de Fora - MG)
6. Discussões da Idade Mídia em "Wall-E"
Jeniffer de Elias Moreira, Isaque Resende de Freitas e Rodrigo Follis (Centro Universitario Adventista de São Paulo)
7. Quem quer ser independente?
Rafael Pereira do Rego (Escola de Comunicação – UFRJ)
8. Cine Theatro Popular de Juiz de Fora: “Filme que passa pra um, passa pra cem”
Adriano Medeiros da Rocha e Anderson Medeiros da Rocha (FAMINAS – Faculdade de Minas)
SESSÃO 7 - IJ
Comunicação, Espaço e Cidadania (Intercom Júnior)
Dia 8 de Maio || 14 às 17 h
Local: Sala 101 (ECO)
(Coordenação: Eduardo Coutinho)
1. Comunicação e comunidade: o primeiro passo para a cidadania
Maria Inês Freitas de Amorim (Universidade Federal de Viçosa - MG)
2. A internet como espaço de ações comunicativas: a experiência do infocentro da UFJF
Guilherme Moreira Fernandes (Universidade Federal de Juiz de Fora - MG)
3. O jornalismo na construção do debate público
Karen Terossi e Murilo César Soares (Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquita Filho” – UNESP – Bauru)
4. "K - entre nós" - a Rádio Escola como instrumento de cidadania e veículo democrático de práticas comunicacionais
Felipe Menicucci, Maristella Paiva, Maria Inês Amorim, Ana Paula Nunes, Mônica Bento e Mariana 7+Azevedo (Universidade Federal de Viçosa – MG)
5. Os telecentros e a inclusão digital: projetos locais como solução para uma interação global
Fernanda dos Santos Pereira Pinto (Universidade Candido Mendes - campus Niterói, RJ)
6. Formação da identidade brasileira pelos portugueses através da mídia
Bruna Oroña e Flávia Paravidino (Universidade Federal de Juiz de Fora – MG)
7. Empoderamento ou auto-sabotagem? identidade e representação no II Festival Mulheres no Volante
Bruna Provazi Barreiros (Universidade Federal de Juiz de Fora - MG)
SESSÃO 8 - IJ
Comunicação Multimídia (Intercom Júnior)
Dia 7 de Maio || 14 às 17 h
Local: Sala 101 (ECO)
(Coordenação: Cristina Rego Monteiro)
1. Estudo de metodologias de roteirização para hipermídia
Enric Granzotto Llagostera e Hermes Renato Hildebrand (Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP)
2. A fragmentação da identidade manifestada no orkut
Gisele Siqueira Gonçalves, Sabrina Areias Teixeira e José Tarcísio da Silva Oliveira Filho (Universidade Federal de Viçosa - MG)
3. Internet e fato jornalístico: interatividade, usuário produtor de conteúdo e as transformações no conceito de acontecimento na internet
Flávia Frossard (Universidade Federal do Espírito Santo)
4. Web 2.0 e o seriado “Gossip Girl”: premissas de um futuro próximo?
Tatiana de Carvalho Duarte e Rodrigo César Paes Fumes (Universidade Federal de Viçosa – MG)
5. Midiarte - mais que arte na midia: arte em sua casa
Adriano Belisário, Aline Lourena, Natália Mazotte e Vitor Alli (Escola de Comunicação – UFRJ)
6. Cibercultura: uma análise geral da representação capixaba na comunidade virtual "Vitória" no orkut
Cibele Lana (Universidade Federal do Espírito Santo)
SESSÃO 9 - IJ
Comunicação Multimídia (Intercom Júnior)
Dia 9 de Maio || 9 às 12 h
Local: Laboratório de TV e Vídeo
(Coordenação: Cristina Rego Monteiro)
1. Who watches the Watchmen? uma análise transmidiática
Alessandra Maia, José Carlos Messias, Juliana Fernandes, Mariana Ferreira de Aguiar, Saulo Rocha e Raquel Timponi (Universidade do Estado do Rio de Janeiro)
2. Homens de Bem - Mapeamento de uma comunidade virtual
Priscilla Franco Moreira (Universidade Estácio de Sá - Nova Friburgo, RJ)
3. Versão dos muitos: blogs, narrativa e os Jogos Olímpicos de 2008
Thalles Waichert (Universidade Federal do Espírito Santo)
4. A ciberpolítica nas eleições municipais de 2008 : da obstrução à produtividade da comunicação na rede
Gabriel Herkenhoff (Universidade Federal do Espírito Santo)
5. A apropriação da linguagem publicitária na construção dos perfis dos usuários dos sites de relacionamento na internet
Daniela Cândida de Abreu Lopes, Diego Eustáquio Silva, Jaqueline Mourão Ferreira e Isabelle Anchieta de Melo (Centro Universitário Newton Paiva – Belo Horizonte, MG)
6. A construção da identidade virtual nos sites de relacionamentos
Admilson Veloso da Silva, Kellen Caroline Santos e Isabelle Anchieta de Melo (Centro Universitário Newton Paiva – Belo Horizonte, MG)
7. Tecnologia 3G: uma junção de todas as mídias
Fernanda Leite Alonso (Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora - MG)